Definidos palestrante e mediadores da Conferência Municipal da Cidade
Foram definidos o palestrante e mediadores da VI Conferência Municipal da Cidade promovida pela Prefeitura de Itabuna, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e com o apoio das Secretarias de Governo e de Planejamento e Tecnologia (Seplantec), que vai acontecer nos próximos dias 13 e 14 deste mês, no Centro de Cultura Adonias Filho. O evento pretende criar um debate democrático entre o poder público e a sociedade civil para definir, a partir da realidade local, que tipo de cidade se pretende construir nos próximos anos.
Neste ano, o evento terá como diretrizes quatro eixos: Mobilidade e Acessibilidade; Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária; Gestão Institucional, Conselhos, Economia e Conflitos; e Saneamento e Resíduos Sólidos. A palestra magna abordará o tema da Conferência “Função Social da Cidade e da Propriedade – Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, sob a responsabilidade do arquiteto e urbanista da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (SEDUR-BA), Ademar de Freitas. Será proferida às 19h30min, após a solenidade de abertura, no dia 13.
No dia seguinte, a partir das 8 horas, mediadores conduzirão os debates em torno dos eixos temáticos: Mobilidade e Acessibilidade, a cargo de Ademar de Freitas; Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária, com Yasminie Midlej; Gestão Institucional, Conselhos, Economia e Conflitos, sob a mediação de Fábio Santos; e Saneamento e Resíduos Sólidos, sob a responsabilidade de Edmar Margotto Junior e Daniel Albuquerque. Após os debates, os relatórios serão apresentados à Plenária para votação.
A VI Conferência Municipal da Cidade é aberta à participação de toda a comunidade, principalmente pelo fato de ao final serem escolhidos os delegados que representarão o município na VI Conferência Estadual das Cidades, prevista para o período de 22 a 25 de novembro, em Salvador. As inscrições presenciais deverão ser feitas a partir das 18 horas na antessala do auditório do Centro de Cultura Adonias Filho, inclusive para os representantes de associações de moradores, clubes de serviço, lojas maçônicas, associações empresariais, dentre outras instituições da sociedade civil.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e coordenador da Conferência, Marcos Monteiro, afirma que a participação da sociedade, através de suas instituições representativas, é essencial para que os objetivos da Conferência sejam alcançados. “Esta será mais uma oportunidade para que as pessoas tragam sugestões, indiquem caminhos e atuem diretamente na busca de soluções para os problemas que a cidade enfrenta”, acrescenta, destacando que o evento faz parte das etapa preparatória para a realização da VI Conferência Estadual das Cidades e VI Conferência Nacional das Cidades – prevista para 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília.